A literatura infantil

 

O livro infantil

     A escrita de um conto, uma fábula ou qualquer outro género literário infantil não costuma ser complexa justamente para  ajudar a criança  na compreensão, mas não deve ser vista como literatura menor, nem deve usar uma linguagem demasiado infantilizada e banal .  Mesmo com base,  numa estrutura simples, as narrativas possuem inúmeros benefícios para as crianças. Os adultos podem até achar as histórias infantis ilustradas de todo superficiais e previsíveis, mas para um pequeno isso é completamente diferente.

O contacto com a história infantil além de contribuir para o interesse futuro pela leitura, faz com que as crianças examinem, reflictam e tirem conclusões sobre percepções de vida que até mesmo um conselho ou um castigo não poderiam alcançar. (Ou  acha mesmo que o Pinóquio era só um boneco de madeira mentiroso?) Ele ensinou, ensina e ainda ensinará muitas crianças – e adultos – que mentira tem perna curta.

A imaginação e o senso crítico  podem também  ser desenvolvidos desde cedo e com ajuda de um bom livro infantil. Muito importante também é que é escutando histórias que o raciocínio das crianças  é estimulado e desenvolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *